O Cristiano Ronaldo versão 2015/16 é um Cristiano Ronaldo duas caras. O craque português está seletivo: balançou a redes apenas em pouco mais da metade dos jogos realizados desde agosto pelo Real Madrid, mesmo assim conseguiu manter a sua média de mais de um gol por partida.
Os números impressionam e geram um debate. Então vamos a eles: são 33 gols em 31 jogos (mas concentrados em apenas 16) na temporada, com índice de 48,38% de ausência de gols. De acordo com o site “FutDados”, desde que chegou ao Real, em 2009, sua pior temporada neste quesito foi a de 2010/11, com 26 dos 54 jogos sem um gol sequer (ou 48,15%).
Cristiano Ronaldo marcou todos os seus 31 gols na temporada em 16 jogos .
Porém, Cristiano está até melhor do que o seu registro geral com a camisa branca. Sua média na temporada é de 1,06 gol/jogo, acima do 1,04 desde 2009/10 (346 gols em 331 partidas). Pelo sétimo ano consecutivo, o camisa 7 superou a barreira dos 30 gols numa temporada e ajuda diretamente o Real a ter o melhor ataque das cinco principais ligas europeias, com 70 gols após 24 rodadas.
Cristiano ainda persegue a artilharia do Campeonato Espanhol – tem 21 gols, três a menos que Luis Suárez, do Barcelona – e lidera a tabela na Liga dos Campeões, com 12 gols depois do anotado sobre o Roma, quarta-feira, pelas oitavas de final (veja acima). O recorde de uma só edição da Champions é dele, com 17 gols anotados em 2013/14, ano curiosamente em que o Real faturou a Décima.
Pesou a favor o fato de o Real ter trucidado adversários mais frágeis. No começo da temporada, Cristiano Ronaldo marcou cinco gols sobre o Espanyol, cinco nos dois jogos com o Shakhtar e mais seis nos dois jogos com o Malmö na Liga dos Campeões. Contra adversários em que os merengues não tiveram a mesma sorte, veio a escassez: nenhum gol contra Paris Saint-Germain (duas partidas), Atlético de Madrid, Barcelona, Sevilla e Villarreal, os melhores colocados do Espanhol.
Todos esses duelos aconteceram na Era Rafa Benítez. O espanhol foi sucedido no início de janeiro por Zinedine Zidane, que parece ter recuperado a forma goleadora de Cristiano, autor de oito gols em sete jogos.